terça-feira, 29 de novembro de 2011

#2 passo para o Intercâmbio

Que tipo de intercâmbio eu faço? E por qual agência?

     Agora que você já tem certeza de que quer fazer Intercâmbio, chegou a hora de decidir que tipo de Intercâmbio escolher. Existem vários tipos de Intercâmbio, cada um para um perfil diferente de pessoa. Eu vou fazer Intercâmbio para High School, portanto eu vou falar as coisas nesse blog mais voltadas para esse tipo de Intercâmbio. Mas, exclusivamente nesse post, eu vou falar sobre os 3 tipos mais comuns para ajudar você na hora da sua decisão. Então, vamos lá! 

High School Program

Descrição: Nesse programa, o jovem cursa o Ensino Médio em uma escola de rede pública ou particular e fica hospedado, geralmente, em casa de família, como se fosse um membro dessa família,porém, em algumas angências, eles oferecem a opção de internato, onde você se hospeda no seu próprio colégio. O processo de inscrição deve ser iniciado com 1 ano a 6 meses de antecedência , variando de acordo com a agência.

Pré-requisitos:   
- Ter entre 14 e 18 anos.
- Estar cursando o Ensino Médio no Brasil.
- Ter um conhecimento básico/intermediário do país de destino.
- Ter um rendimento escolar média nos últimos 3 anos.
- Ser psicológicamente estável.
- Ter maturidade e flexibilidade para se adaptar a nova vida.

Duração: 6 meses ou 1 ano
   » Qual escolher? Ambos os programas representam um enriquecimento cultural, desenvolvimento da língua estrangeira e uma oportunidade de crescimento de valor inestimável. Entretanto, a relação custo-benefício para 1 ano é bem melhor. O custo médio de um programa de um semestre é de aproximadamente 240 doláres por semana, enquanto o de 1 ano é cerca de 140 dólares por semana. Mas, o mais importante para ser analisado é o processo de adaptação do estudante, o qual, em menor ou maior escala, passa sempre por uma fase normal de depressão antes da adaptação ao novo meio. No programa de 6 meses, o retorno breve funciona com oum anestésico da depressão  e o retorno ocorre antes do ciclo se completar. Já o programa mais longo permite uma adaptação e um aprendizado mais completo com demostra o gráfico abaixo.

Curso de Idiomas

Descrição: Aprender outro idioma, você sabe, é um passo e tanto para alcançar uma posição de destaque no mercado de trabalho. Mas fazer um curso de idiomas no exterior equivale a um salto para o sucesso profissional, mostra claramente sua capacidade de ir longe, movimentando-se com iniciativa, independência e maturidade.  As cargas horárias dos cursos variam entre 10h e 40h semanais. As escolas de idiomas no exterior também têm um departamento especializado para cuidar da sua acomodação durante o programa. Dependendo do curso, país e cidade escolhidos, você poderá ficar em casa de família, campus universitário, residências estudantis, hotéis ou albergues. 

 Pré-requisitos
- Não tem limite de idade;
- Não precisa ser estudante universitário
- Aceita todos os níveis de idioma;
- Ter flexibilidade para se adaptar à vida em outro país.



Duração: Os cursos regulares de idiomas podem ter a duração que melhor se encaixar no seu objetivo e no seu orçamento. Variando de acordo com o destino, costumam ter duração mínima de 2 semanas e máxima de 1 ano, com turmas iniciando todos os meses.

Study Work

Au Pair - Babá
Descrição: Você será matriculado em uma escola especializada em ensino de idiomas para estrangeiros, onde há turmas para todos os níveis de inglês, mas para ter boas chances de emprego, é recomendável ter nível a partir do intermediário. Durante um período do dia você irá estudar e terá a possibilidade de trabalhar legalmente em outro período, o que pode variar em cada país. A acomodação pode ser em casa de família, alojamento estudantil, hotel, albergue ou flat, dependendo da escola escolhida.Estudo e trabalho combinados para uma experiência completa.Oportunidade ideal para quem quer aperfeiçoar o idioma, ter a chance de morar no exterior e conseguir recuperar parte do investimento trabalhando.


Pré-requisitos

- Ter idade entre 18 e 30 anos; 
- Possuir visto de estudante (solicitado no Brasil); 
- Ter nível de inglês intermediário; 
- Ter flexibilidade e maturidade pra viver e trabalhar fora do país.


A Agência
 Depois de decidir o tipo de Intercâmbio que deseja fazer, tem que procurar um boa Agência que te de auxilio e segurança. Procure saber com seus amigos e pessoas de confiança por qual agência eles fizeram o intercâmbio, há quanto tempo esta agência está no mercado, se os agentes educacionais já fizeram algum intercâmbio no exterior.  Tem muita gente vendendo programas de high school, por exemplo, sem nunca ter passado por esta experiência.  Outra coisa que eu acho importantíssimo é a agência ter o contato direto com as instituições lá fora e não ter que contactar sua matriz em São Paulo, por exemplo, para obter qualquer informação. 
 - Aqui vai a dica de algumas agências bastante conhecidas 
CI , STB , World Study , IE , Rotary (D.4490) , Experimento
Clique no nome de cada uma para entrar no site e obter mais informações sobre outros tipo de intercâmbio.


--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Meu querido diário..."
          Eu sempre soube qual era o tipo de intercâmbio que eu queria fazer, o mesmo que o da minha irmã, High School. Pois eu sempre quis viver aquela história bem de filme hollywoodiano.
          Agora, em relação a agênica, minha mãe só deixou eu ir pelo Rotary, que na realidade não é uma agência. O Rotary é uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários a paz e a boa vontade no mundo inteiro. Legal, não?
           Uma das ações dentro das várias que o Rotary faz é o Intercâmbio de Jovens, que movimentam 8 mil estudantes por ano no mundo inteiro, todos dispostos a levar um pouco de sua cultura e aprender algo de diferente no ano que vai morar fora.O Rotary é dividido em distritos ( o meu é o 4490), que por sua vez, são divididos em Clubs (Rotary Fortaleza-Praia). Cada distrito tem seu próprio conjunto de regras. Mas, em linhas gerais, para participar a pessoa tem que se inscrever e passar por um processo de seleção que analisa o seu historico escolar e a entrevista que eles fazer com o candidato a intercâmbio e os pais.Esse processo de seleção é díficil, e tem poucas vagas pelo Rotary, então você tem que torcer para ficar em uma boa colocação.
        Uma coisa legal do Rotary é que se você vai pro intercâmbio, você tem que hospedar um intercambista na sua casa,  a reciprocidade faz parte do jogo também. Quando minha irmã fez, a gente recebeu a Amie, dos Estados Unidos. Eu adoro ela e até hoje eu a considero como minha irmã. Ela chegou aqui sabendo pouqíssimas palavras em português, e saiu daqui falando tudinho. Até hoje eu ainda falo com ela pelo facebook
          Esse ano a gente vai receber duas, não sei ainda quem são, e nem se eu vou estar aqui quando elas chegarem. Eu vou receber duas porque eu não tinha nenhuma família para indicar para ficar com a intercâmbista também, porque pelo Rotary você é obrigado a trocar de família 3 vezes, então como outra candidata a intercâmbio (Flávia) também não tinha quem indicar, a gente acabou trocando  as famílias. Ela vai receber a minha, e eu a dela.
          Eu acho o programa de Intecâmbio do Rotary um dos melhores, mais seguros e mais baratos para fazer! Então eu estou torcendo para conseguir fazer por lá. Por enquanto está dando tudo certo!  *--*  E olha que não ta sendo fácil! Eu não conhecia ninguém do Rotary de Fortaleza, portanto, já estava considerando impossível fazer pelo Rotary.
          Meu avô foi governador do D.4500, mas ele infelizmente já é falecido. Então, já era meus possíveis contatos com o Rotary, até que no dia 20 de setembro, fuçando pelo Facebook eu encontrei uma anjinha chamada Guaraciaba. Eu expliquei toda a minha situação para ela e ela me enviou o contato da co-chairwoman daqui, a Sâmia, que por sinal é um amor de pessoa! Eu conversei com a Sâmia por e-mail e ela me mandou todos os formulários que eu precisava preencher e disse que eu tinha que entregar até o dia 30 de setembro, e pediu que eu comparesse em uma reunião no dia 23.
          Então, as 8:30 da noite, estava eu lá na Reunião do Rotary Fortaleza-Praia, que por sinal foi MUITO legal! A Reunião foi basicamente sobre o Rotaract, um programa do Rotary par pessoas com 18 a 30 anos, que faz ações voluntárias e falaram um pouquinho sobre o Interact, que é para adolescentes, mas não tem nenhum aqui, ainda. AINDA, porque me chamaram para fundar um! *---*
          Em relação ao Intercâmbio, eu conversei com a Presidente do Clube (Madalena) e com Sâmia e todos foram uma amor comigo. Eles preencheram uma parte do Formulário que estava faltando e deu tudo certo! ;)
          No dia 30 eu fui entregar os Formulários lá na casa da Sâmia, mas eu ainda não tinha conseguido nenhuma das outras 3 famílias voluntárias, estava desesperada. Mas a Sâmia falou para eu ficar tranquila que depois ela me ajudava a resolver isso.
        E ela fez o que disse. No dia 13 de outubro eu consegui uma família. Eu troquei com a Flávia, como eu já disse para você. Eu fui lá no prédio dela deixar os papéis para os pais dela assinar e os meus assinaram o dela. Eles assinaram e o pai dela ficou de entregar essa minha parte do formulário.
Beijinhos, 
Mariana Correia.
Ps: Alguns trechos desse post eu roubei do Bruno Nobre ! ;) kkk'

0 comentários:

Postar um comentário