terça-feira, 29 de novembro de 2011

#3 passo para o Intercâmbio

A escolha do país
    Chegou a hora de decidir para qual país você quer ir. Essa decisão é muito importânte e exige bastante atenção.
    Apesar do quesito “festas e diversão” contar bastante nessa escolha, não podemos esquecer da cultura e do clima. Vivenciar outra cultura é sempre muito interessante, mas vale a pena pesquisar antes pra não ter nenhuma surpresa desagradável. Pesquise sobre a alimentação e sobre os costumes do país. E lembrem-se que o preço do seu intercâmbio pode variar de acordo com a esolha do país.
         Achei um post em um site que compara países de acordo com a personalidade da pessoa. É bem legal! Vale a pena conferir. :) E tem um teste na Capricho e na Atrevida que ajudam a escolher o seu país ideal! Mas não se esqueça do que eu disse no post anterior, todo teste tem uma margem de erro, então não foque apenas nele.

Dica: Visite blogs/vlogs de intercambistas do país para onde você quer ir!
Intercâmbio Inglês
Inglaterra
         A terra dos Beatles e do Big Ben é referência mundial quando o assunto é Intercâmbio no exterior.  
   As qualificações no Reino Unido são prestigiadas e seu sistema educacional encoraja a independência, criatividade, auto-confiança - qualidades altamente valorizadas pelos empregadores. O Reino Unido é reconhecido por receber estudantes internacionais e dar-lhes apoio de primeira classe, e as pessoas são bem educadas e amigáveis. O país é excitante com seus cenários musicais, artístico e esportivo, então estudar inglês em Londres, por exemplo, pode ser uma experiência pra vida toda! 
       Os estudantes também desfrutam de um ambiente verdadeiramente cosmopolita no Reino Unido e da diversidade oferecida pelos seus quatro membros - Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, cada um com sua própria cultura e história. Você pode explorar não apenas isto, mas toda a Europa graças as rápidas conexões do Reino Unido com as principais cidades. 
          O clima predominante na Inglaterra, assim como em toda a Grã-Bretanha, é o clima temperado com chuvas abundantes durante todo o ano, apesar da variações de temperatura. Outra característica marcante da Inglaterra é a queda neve que ocorre durante o Inverno e também no início da Primavera.

Dica de Blog: Taty in the UK 
Dica de Vlog:  Intercâmbio em Cambridge


Estados Unidos da América
          O programa de High School para os EUA é o mais antigo de todos. Ele foi criado após a Segunda Guerra Mundial para difundir o "american way of life".
         Os EUA tem muita influência no comércio mundial e na cultura.  E eles são uma referência em relação a exelência acadêmica.
          As instituições do país são reconhecidas muldialmente por serem receptivas e por apoiar os estudantes internacionais, e tudo isto somado à fraternidade dos americanos e à ampla aceitação da diversidade pela sociedade americana. Finalmente, muitos empregadores procuram a ampla gama de conhecimento, adaptabilidade e experiência que os estudantes internacionais adquirem ao estudar inglês nos EUA, assim você pode melhorar suas perspectivas de carreira. 
          O clima do país varia muito, de região à região. A Flórida possui um clima subtropical, enquanto o Alasca possui um clima polar. Vastas porções do país têm um clima continental, com verões tépidos e invernos frios. Algumas partes dos Estados Unidos, em particular partes da Califórnia, têm umclima mediterrânico. No geral, porém, a maior parte dos Estados Unidos possui um clima temperado ou sub-tropical, marcado por quatro distintas estações, com mudanças regulares de temperatura e precipitação.

Dica de Blog:  Sendo Intercambista

Inrlanda
          Estudar na Irlanda é ainda mais econômico do que aprender inglês na Inglaterra. Atualmente é um dos destinos mais baratos para fazer Intercâmbio e aprender Inglês.
       Outra vantagem de fazer intercâmbio na Irlanda é o fato de quem tem passaporte brasileiro não precisar de visto para estudante.
          Os irlandeses são alegres, comunicativos, gostam de música e festa, e por conta disso eles são considerados pelos espanhóis os latinos do norte da Europa.
           Dublin oferece ótimas e variadas conexões para o resto da Europa. Com passagens baratas você pode conhecer vários países europeus.
         O país é um dos que possuem a melhor qualidade de vida do mundo. E, em relação ao clima, omeses mais frios são janeiro e fevereiro, com média de 5°C; os mais quentes, julho e agosto, com média de 15°C. As temperaturas são praticamente invariáveis em toda a ilha.
           
Dica de blog: Diário do Leonardo
Dica de Vlog: Morando na Irlanda



Canadá
         O segundo maior país do mundo tem fronteira com os Estados Unidos e o Alasca, atraindo assim os amantes do esqui. As línguas oficiais do páis são inglês e francês.
         O custo de vida para estrangeiros é o mais barato do mundo, atraindo assim muitos estudantes de Intercâmbio. E os jovens que passam mais de três meses estudando em território canadense ganham o direito de trabalhar de forma legalizada.
        Os canadenses se importam muito com o ensino, fazendo assim com que a qualificação alcançada no Canadá seja bem vista nos currículos acadêmicos, governamentais e de negócios.
        O país possui um dos mais belos cenários naturais do mundo, junto a um alto padrão de vida, atividades culturais e ambientes seguros onde a diversidade cultural é largamente encorajada.
        As temperaturas médias do inverno e do verão em todo o Canadá variam de acordo com a região. O inverno pode ser rigoroso em muitas regiões do país, particularmente no interior e nas pradarias canadenses, que têm um clima continental, onde as temperaturas médias diárias estão perto de -15 °C, mas podem cair abaixo de -40 °C com uma sensação térmica extremamente fria. No interior, a neve pode cobrir o solo durante quase seis meses do ano (mais no norte). O litoral da Colúmbia Britânica desfruta de um clima temperado, com um inverno ameno e chuvoso. Nas costas leste e oeste, as temperaturas médias são mais elevadas, geralmente um pouco acima de 20 °C, enquanto entre as costas, a média de temperatura máxima no verão varia de 25 a 30 °C, com calor extremo ocasional em algumas localidades do interior superior a 40 °C.
       

Dica de blog: Carolinando
Dica de Vlog: My life in Canada

África do Sul
          A escolha da África do Sul como destino para aprender inglês pode parecer exótica para alguns brasileiros, mas o país já está entre as dez principais rotas educacionais. 
         Com paisagens exuberantes e clima semelhante ao do Brasil, o país tem se mostrado uma boa opção para estudantes que buscam mais do que aprender uma segunda língua. O câmbio favorável e o custo de vida acessível também têm ajudado o país a se popularizar entre os estudantes brasileiros. 
        Além disso, estudar na África do Sul é mais barato se comparado aos destinos tradicionais, como os Estados Unidos e a Inglaterra
        A facilidade de entrada é um outro atrativo do país. Para estudar na África do Sul por até 90 dias, os brasileiros não precisam de visto. Porém o estudante que deseja visitar o país deve estar ciente de que é preciso tomar vacina contra a febre amarela. Os tratamentos médicos são pagos no país. Por isso, recomenda-se fazer um bom seguro de saúde antes de sair do Brasil.

Dica de blog: Diário de um quase sul-afriano

Autrália

       Clima tropical, praias bonitas, surf, população hospitaleira e um câmbio melhor do que o dólar americano são as principais motivações dos estudantes que escolhem a Austrália como destino de estudo.
      Na terra dos cangurus, os brasileiros são muito bem recebidos. Seus habitantes costumam receber bem turistas e estudantes, que chegam de todas as partes do mundo. O direito a trabalhar no país é legal - não há risco de ficar "irregular" neste destino.
       A semelhança entre o clima australiano e o do Brasil é um grande aliado para quem quer aprender inglês e não mudar muito de ares.

Dica de blog: Camila Silva


Nova Zelandia
        Os cursos de inglês na Nova Zelândia oferecem um ambiente de aprendizado seguro com excelentes oportunidades de estudo e serviços de apoio para estudantes internacionais. 
            Os Neozelandezes são conhecidos por serem amigáveis, hospitaleiros e calorosos com visitantes estrangeiros. 
         O padrão de vida é alto e ainda assim, se comparados, os preços são inferiores aos de outros países. Ao estudar nos cursos de inglês na Nova Zelândia, viajar pelo país é fácil, com vôos diretos para as principais cidades. Muitas atividades de lazer e cultura estão disponíveis neste país famoso pelas belezas naturais preservadas. 
          Na verdade este cenário espetacular combinado com um estilo de vida descontraído, pessoas amigáveis, clima agradável, é a razão pela qual estudantes internacionais continuam elegendo a Nova Zelândia como seu destino de estudo preferido. 


Dica de Vlog: Diário da Amanda


----------------------------------------------------------------------------------------------
"Meu querido diário..."
         Uma das partes do meu formulário pedia para eu escolher 4 países para botar como opção de destino. De acordo com a minha ordem de preferência. Depois de pensar muito, decidi por Estados Unidos » Inglaterra » Canadá » Austrália. 
         Bom, eu escolhi EUA como minha primeira opção porque você sabe... eu sempre sonhei viver aquela historinha de filmes de hollywood. E eu sou completamente apaixonada pela cultura do país, pelas cidades, as escolas, então não tinha como essa não ser a minha primeira opção. Todos tentaram fazer eu mudar de idéia mas não teve jeito! 
         Eu também sempre achei lindo aqueles filmes que pessoal mora na Inglaterra! O sotaque Britânico, as cabines telefonicas, o Big Ban... *---* PERFEITO, não? Mas eu acho que o Rotary não faz para lá. Na verdade, eu tenho certeza! Mas coloquei mesmo assim, e dai? Não custa nada tentar.
        Eu nunca tive muita vontade de conhecer o Canadá. Eu não sei porque, mas nunca me despertou o interesse. To começando a ter vontade agora, depois de ter feito um Speech no Fisk sobre ele e de ter visto muita coisa de intercâmbio para o Canadá. Então, que bom que eu coloquei esse país! Eu também iria gostar muito de morar lá.
       Austrália... Me arrependo até hoje de ter posto ao invés de Nova Zelândia. Na verdade, não é bem arrependimento, porque eu sou louca para conhecer a Austrália. Mas, em relação a intercâmbio eu queria pegar um lugar com o clima diferente do Brasil, você me entende? Principalmente eu que estou morando no Nordeste a um bom tempo! Quero me ver longe do calor durante uma ano! E esse não é o caso da Austrália! Mas, espero não precisar chegar até a minha quarta opção, né?
         Então, é isso...

         Beijinhos,
         Mariana Correia.

2 comentários:

Tatyanna Gois disse...

Oi! Muito obrigada pela a indicação do meu blog aqui. Você escreve muito bem, tá de parabéns pelo blog. Beijos :*

Anônimo disse...

Olá, fiz intercambio para a Inglaterra, sonho realizado, experiências novas. No começo não sabia nem por onde começar...entrei em contato com uma agência chamada UK Study, localizada na Inglaterra mesmo, porém trabalham on-line, com profissionais Brasileiros que dão acessoria DE GRAÇA, explicam todo o procedimento desde aplicação de visto, documentações, transportes, etc... Se voces assim como eu tem dúvida sobre intercambio entre em contato com a UK Study e tire suas duvidas, não custa nada!!! ana@ukstudy.com foi a pessoa que entrei contato.. :)

Postar um comentário