terça-feira, 29 de novembro de 2011

#1 passo para o Intercâmbio

Ter a certeza se realmente quer fazer Intercâmbio e saber se está preparada para isso

Antes de qualquer coisa, você tem que pensar direitinho se é isso mesmo que você quer. Mas não adianta pensar só nas coisas boas que o intercâmbio vai te proporcionar, tem que pensar, também,  em todas as dificuldades que você poderá passar por lá.
















Se você acha que é capaz de superar todas essas dificuldades para viver uma experiência incrível no exterior, então, é só saber se você está preparada para tudo isso!  Tem uma  matéria na Capricho que fala exatamente sobre isso. Vou colocar aqui alguns testes que te diz se você está ou não preparada! :)  Mas, claro, não podemos focar só nesses testes, porque, afinal, eles tem uma margem de erro muito grande. Então,se no teste ele disser que você não está preparada, não precisa se preocupar! Acho que cada um tem a conciência de saber disso. Alguns tópicos importantes de se avaliar nesse caso são:


---
Teste: Você está pronto para um Intercâmbio?

Vontade você até tem. Mas, já pensou se está preparado para viajar a um país com língua e costumes diferentes? Faça o teste.


1. Qual sua participação na organização da casa?
a. Nula. Seus pais ou empregada resolvem tudo. O máximo é levantar os pés na hora da vassoura.
b. Ativa. Quarto bagunçado e louça para lavar te dão faniquito. Sempre que pode, dá uma mão na limpeza.
c. Razoável. Num dia você tira poeira até de lustre; no outro não guarda nem a roupa que usou.

2. Como está a sua segunda língua (inglês ou espanhol)?
a. Excelente. Você gosta tanto de aprender outro idioma que faz questão de assistir a filmes sem legenda.
b. Péssimo. Você se pergunta todos os dias quem inventou a obrigatoriedade de saber outra língua para se dar bem.
c. Meia-boca. Até curte outra língua, mas só na hora de cantar a música preferida da banda internacional.

3. O que você faz com a sua mesada?
a. Gasta de acordo com as necessidades mas, se bobear, fica zerado no fim do mês e arranja um adiantamento.
b. Torra tudo nos primeiros dias e pede de joelhos para que os pais liberem mais grana para garantir seu mês.
c. Organiza o valor que pode gastar e economiza o resto para comprar aquilo que tanto deseja.

4. Como se vira quando viaja com a galera?
a. Fica com tanta vergonha que espera os outros informarem onde vai dormir e a que horas vai comer.
b. Dá uma olhada no lugar, escolhe o quarto, faz amizade, sugere atividades e se candidata a dar uma mão na cozinha.
c. É tão tranquilo que dá uma passeada para conhecer a redondeza e não liga para o que os outros vão fazer.

5. Como você se locomove no dia a dia?
a. Se vira. Sabe andar de metrô, trem e ônibus. Pede carona para algum tio ou pai de amigo para não perder o compromisso.
b. Vai de transporte público, mas pede para seus pais te buscarem de carro depois, afinal, não dá para ficar andando sozinho.
c. Só vai a algum lugar se alguém levar. Se não tiver ninguém disponível para dar carona, sugere alguma coisa caseira.


RESPOSTAS


Quanto vale cada resposta:
       1º     2º     3º     4º    5º
A     0      4       2      0      4
B     4      0       0      4      1
C     2      1       4      1      0

De 0 a 6 pontos: ESPERE - Você ainda não está pronto para assumir uma viagem sozinho, mesmo com o apoio das empresas. Até estar preparado, dedique-se a idiomas e tenha atitudes responsáveis.

De 7 a 14: TÁ QUASE - Dá até para fazer um intercâmbio, mas escolha cursos de até um mês. Vai ser um bom teste para saber se você consegue encarar uma temporada mais longa.

Acima de 15: BOA VIAGEM - Ao que tudo indica, você vai se sair muito bem no novo país. Mas, cuidado: não esqueça que, apesar de estar longe de casa, você deve satisfações.


Outros testes
Capricho: Você está pronta para encarar um intercãmbio?

---


Você está preparada? Então vamos para o próximo passo!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

"Meu querido diário..."

          Vou confessar a você que quando minha irmã fez intercâmbio, eu tinha uns 11 anos, eu sempre dizia que eu não iria fazer.  Ficar londe dos meus pais? 1 ANO ???  Isso NUNCA poderia acontecer! Eu iria morrer! 
          Mas agora, com 15 anos, eu nunca estive tão certa que é isso que eu realmente quero! Sim, eu estou com medo, aliás, MORRENDO DE MEDO ! Talvez seja besteira minha, mas acredito que muita gente está sentindo a mesma coisa que eu, afinal vamos viver com pessoas que nunca vimos antes  e que não falam nosso idioma. Vamos nos desprender da nossa zona de conforto e proteção para seguir uma aventura sozinha. Mas, para isso que serve o intercâmbio, não é? 
          Afinal, chegará um dia que teremos que nos desprender dos nossos pais, para seguirmos a nossa vida.  E o intercâmbio irá nos ajudar em relação a isso. Nos tornará mais independetes e maturos. E por conta de todas esses benefícios que o intercâmbio vai me proporcionar, que, em meu ponto de vista, supera todas as dificuldades, que eu vou tendo certa absoluta de que eu quero isso! 
          Mas então vem outro ponto que não sai da minha cabeça... Será que eu estou preparada? Tem horas que eu acho que sim, tem horas que não... Eu me sinto muito insegura em relação ao meu inglês. Mas eu sei que isso é pura besteira minha, afinal eu fiz 5 anos de curso de inglês e vou me formar agora no final do ano. Mas sabe aquela sensação de que você sabe, mas ao mesmo tempo acha que não sabe de nada? Eu entendo quase tudo que as pessoas falam, as coisas que eu leio e tudo mais. Mas, quando é pra eu falar, a história complica. Eu travo, me da branco, eu fico nervosa. E eu não sei porquê, vai ver que é por conta de toda essa minha insegurança. Mas eu vou fazer intercâmbio justamente para isso, né? E eu já cansei de ouvir histórias de gente que fez intercâmbio sem saber nada, absolutamente NADA, da lingua do país hospedeiro.          
          Em relação ao dinheiro, eu sei administrar bem. Aliás nem tanto assim, porque eu nunca quero gastar meu dinheiro, da tanta pena! kkkkk' Mas acho que juntar demais não é tanto problema assim, o problema mesmo é gastar demais e não ter mais dinheiro para sobreviver. 
          Se eu resolver meus problemas sozinha? Acho que sim. O que mais me provou isso foi o fato de eu ter resolvido TUDO do meu intercâmbio sozinha. E por isso que eu digo, você aprende com o seu intercâmbio até antes de começar a fazê-lo. kkkk'
            Eu me adapto muito rápido a mudanças, então eu acho que isso não seria um problema para mim no intercâmbio. Afinal, eu já morei em 5 cidades diferentes, Recife, Rio de Janeiro, Teresina, Natal e agora eu estou morando aqui em Fortaleza. Então fazer amizades novas, lidar com as diferenças, tudo isso eu tiro de letra.
             Eu acho que o que realmente seria o meu problema é em relação a alimentação.  Eu sou MUITO fresca com comida, Não como fruta e nem verdura, não tomo quase nenhum suco e não como um monte de outras coisas...  Mas, já estou trabalhando para tentar mudar isso. Mas, é muito difícil. Por mais que eu queira, o meu corpo rejeita. Não sei explicar. Mas estou torcendo para quando chegar o dia do meu intercâmbio eu já esteja menos fresca.

            Beijinhos :* , 
            Mariana Correia.

             

2 comentários:

Anônimo disse...

Preciso de um conselho, sempre quando eu faço esses testes, eles sempre falam que eu estou preparada, mas uma coisa q me preocupa mais q tudo é o ingles, o meu ingles em relação à escrita é mt bom, mas eu tenho problemas em ouvir e em falar ( eu ate falei pra minha mae q eu viajaria com o perfil de surda e muda...rsrs') qual é o nivel de ingles q uma pessoa tem q ter para fazer um intercambio? Me ajude por favor.... ah e eu assisto os seus vídeos e gosto mt.. vc é mt simpatica...mil bjks....xoxox

Mariana Correia disse...

Um nível básico. Suficiente para se fazer entender e passar no slep test. Em relação ao surda e muda,.. relaxa! Eu tbm me considero péssima falando, e voce irá pra la justamente para aprender e todo mundo sabe disso, então não precisa se preocupar. E em ouvir, é só voce começar a assistir filmes sem legenda, ou com legenda em ingles, que voce vai aprendendo. :) Muuito obrigada, viu? beeijos

Postar um comentário