segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

#5 passo para o Intercâmbio

Entrevista
       Chegou a hora da Entrevista! Nervosismo chega a mil nessa parte! Eu vou falar aqui mais baseado na entrevista do Rotary, que eu acho que é um pouco diferente das demais, na verdade, tem agências que nem tem entrevista, enfim, então pode ser que a sua não seja desse jeito, ou então que você nem faça.
          A entrevista é basicamente para saber se você tem perfil para fazer intercâmbio, se não vai desistir e coisas do tipo. As perguntas são bem fáceis, você não precisa ficar feito um louco(a) deseperado(a) como eu fiquei, porque é fceber que ácil mesmo.
         Como esse post vai ser mais baseado na minha experiência, então vai ser basicamente a parte "Meu querido diário..."  ;) Espero ajudar. 
-------------------------------------------------------------------------------------------------
"Meu querido diário..."
          A minha entrevista foi no dia 15 de outubro, as 9 horas, lá na Casa da Amizade. Eu fui a penúltima a chegar, e portanto, a penúltima a ser entrevistada. 
        Além de mim, tinha mais 5 candidatos ao Intercâmbio, então eu fiquei esperando um maior tempão. Mas foi bem legal! Eu fiquei conversando com a Flávia enquanto a gente esperava, porque ela ia ser entrevistada antes de mim. E ela é muito gente boa! Amei conhece-la, sério!
          Confesso que eu estava muito nervosa, mas a entrevista foi tranquila. Tinha 6 pessoas na bancada, duas ex-intercambistas, a co-chairwoman (Samia), a presidente do meu clube (Madalena), o pai de uma ex-intercambista e um rotariano convidado (marido da Samia).
           Eles me perguntaram por que eu queria fazer intercambio, os países que eu escolhi, se eu só queria país que falasse ingles, o que eu sentiria mais falta, se eu sou do tipo timida ou tagarela, se eu acho que eu vou me adaptar bem, o numero do meu distrito, o nome do presidente do distrito e de onde ele é, em qual distrito meu avô foi governador, etc.
          Acho que deu pra perceber que foi tudo bem tranquilo e eu me desesperei a toa.  
         Depois da entrevista a gente entra naquela aflição, "Ai, Meu Deus! Eu poderia ter falado isso.. eu poderia ter falado aquilo!", "Eu fui uma bosta! ", "Eu vou ficar em último! "...  Eu, pirei, sério! 
        Abria meu e-mail todo segundo para ver se tinha chegado a colocação, e nada. Até que dia 23 de outubro, enquanto eu conversava com a Samia pelo facebook, ela perguntou se eu já tinha visto meu e-mail.
        Claro, levei um susto e fui desesperada abrir o e-mail. Sabia que ela havia me enviado a colocação. E lá estava "1 e-mail não lido". Cliquei.  "YEP 4490- Resultado Seleção Ceará". Fiquei mega nervosa, coração começou a acelerar, criei corajem e apertei para ler.

“Caros candidatos (as) ao Programa de Intercâmbio de Jovens:
Eis a relação dos candidatos do Ceará e suas respectivas médias finais:
LONGA DURAÇÃO
1º – Mariana Correia Pires Ferreira    9.83
2º –    x x x x x x                                           9.80
3º -   x x x x x x                                         9.52
4º –    x x x x x x                                           9.45
5º –    x x x x x x                                           8.80
6º -   x x x x x x                                           7.95
Essa relação foi enviada ao Piauí para o nosso Chairman e, brevemente, estaremos com outras informações.
Um bom domingo para todos (as):
Samia Militão
Vice-chairwoman – YEP – D.4490 – Ceará
2011/2012


         Fiquei paralisada, não conseguia acreditar! Depois a única coisa que consegui foi dar um grito : "Maaaaaaaaaaaaaaãe !!!"  E comecei a chorar! Sim, eu sou dramática, e dai? 
           Minha mãe veio toda preocupada pensando que tinha acontecido algo de ruim comigo, então falei para ela que tinha ficado em primeiro lugar. Ela também demorou para acreditar. E, claro, saiu ligando para todo mundo da família para contar a novidade.
          Caramba! Eu achava que eu seria uma das últimas! Sério! Fiquei muito, MUITO, feliz!
        Foi então que eu realmente percebi que quando você quer realmente alguma coisa, você tem que correr atrás! Não adianta esperar as coisas acontecerem de mão beijada. Se você for persistir e "lutar" por aquilo que quer você vai conseguir! O intercâmbio me ensinando antes mesmo de viajar!


"Quem acredita sempre alcança!"

         Beijinhos,
         Mariana Correia.

1 comentários:

Anônimo disse...

Aah! COmentei em um dos posts sobre quais eram as perguntas sendo que elas estao bem aqui!! Muito obrigada, espero que fa;am perguntas semelhantes a essas! Nossa, primeiro lugar?? parabens!! Que emocionante! hahah, espero que eu va bem tambem ! (crossing fingers *.*) . Ah, uma perguntinha (sempre tenho uma.. hsuahsua) como assim "de qual distrito meu avô foi governador??"

Postar um comentário